Nômades digitais

Nômade digital é um profissional que trabalha online e, portanto, não precisa estar presente em um escritório, cidade ou país em particular. Ele pode trabalhar em qualquer lugar do mundo, desde que tenha uma boa conexão de internet. Alguns exemplos mais comuns de nômades são redatores, fotógrafos e designers. Como você pode perceber, estilo de vida nômade digital consiste em dois aspectos:

  1. Ganhar dinheiro na internet,
  2. Viajar ou se mudar de um lugar para o outro.

Isso quer dizer que nem todos que trabalham de forma remota são automaticamente nômades digitais. Eles também precisam da parte nômade. Por outro lado, os viajantes de logo prazo e que realizam trabalhos locais também não são nômades digitais. Nesse caso, falta a parte digital. Além disso, é importante acabar com um mito de uma vez por todas: nômades digitais não trabalham na praia. O sol, o calor e a areia tornam o trabalho com o laptop muito complicado.

Como podemos ver nesse pequeno resumo, nesse post vou mostrar para vocês o que vocês precisam fazer para ser um nômade digital. Continue me acompanhando para que vocês entendam tudo perfeitamente, para que as dúvidas que vocês tem em relação a esse assunto. Vamos lá!?

Como se tornar um nômade digital

Tenha um trabalho que ensine as habilidades que você precisa desenvolver

Se você não tem muita pressa de se tornar um nômade digital, uma boa forma de começar é por meio de um emprego em uma empresa que lhe ensine as habilidades para realizar suas atividades online. Se você conseguir um emprego em uma agência de marketing digital, por exemplo, pode aprender diversas habilidades essenciais para se tornar um nômade digital. Essa é uma das formas mais tranquilas e seguras de começar. Mas se acalme, você não é o (a) único (a). Se você quer realmente quiser começar a praticar as habilidades de nômade digital, você pode aproveitar suas horas vagas e começar a trabalhar como freelancer.

Trabalhe na praia
Trabalhe na praia

Seja um freelancer nas horas vagas

Caso sua experiência atual ainda não possa ser usada para trabalhar na internet e você ainda precise do dinheiro do seu trabalho tradicional para pagar as contas, uma ideia é começar a pegar alguns trabalhos de freelancer em seu tempo livre. Lembre-se de que não é preciso de muito investimento para começar a pegar freelas. É possível realizar trabalho de desing, produção de conteúdo, revisão de textos, programação, gerenciamento de mídias sociais, vendas de produto e muito mais.

Faça cursos onlines

Para você ter uma vida de nômade digital plena, saiba que é muito importante se especializar continuamente. Portanto, você pode se inscrever em cursos online enquanto viaja o mundo. Com certeza, além de se aprender e se aprimorar, você gastará muito menos do que estudar presencialmente em Nova York, em Barcelona e Vancouver.

Faça um plano
Faça um plano

Defina metas e crie um plano

Estabelecer metas é um aspecto essencial na vida e sua importância é ainda maior se você quer se tornar um nômade digital. É essencial que você esclareça o que você deseja de fato. Por exemplo, aonde você irá, quanto tempo ficará, o que fará quando estiver lá. Também é preciso ter em mente como você se sustentará. Vai que as coisas dão errado? É preciso ter um plano B e um plano C na manga.

Lembre-se de que nem tudo funciona como querermos e, por isso, é importante implementar um plano adequado para alcançar aquilo que está em seu foco. Além disso, há muitas outras preocupações, como saúde e seguro. Por isso, é preciso pensar em planos de precaução. Por exemplo, como você irá se comunicar caso precise ir ao hospital em outro país?

Faça contato com outros nômades digitais

Antes de você se aventurar no universo do nomadismo digital, é importante fazer contato com pessoas que já atuam nessa área. Se possível, entre em contato com um profissional que já esteja no lugar que você deseja trabalhar. Essas pessoas podem fornecer dicas privilegiadas que talvez você não consiga encontrar em uma pesquisa pela internet.

Então, é isso aí pessoa. Chegamos ao final desse post, e como podemos ver, deixei acima dicas para você que quer virar um nômade digital. Espero que vocês tenham tirado todas as duas dúvidas em relação a esse assunto e espero que vocês tenham gostado, pois deixei somente os principais fatores que são necessários para você se tornar um nômade. Até breve!

Comentar