Como criar um ebook para vender

Ebook é um conjunto de informações que foram empacotadas em um livro em formato digital, que pode ser de qualquer tamanho. Além disso, um ebook pode ser lido em qualquer tipo de equipamento eletrônico, como smartphones, computador, tablets, e-readers (leitor de livros digitais). Os e-readers mais conhecidos são o Amazon Kindle e o Saraiva LEV aqui no Brasil e possibilitam que você possa ler em qualquer lugar de forma simples e sem cansar os olhos. Em alguns casos, quando fazem muito sucesso no universo digital, eles podem acabar sendo impressos por alguma editora para ser lido e vendido de forma física. E o inverso acontece também.

Você pode produzir o seu ebook em vários formatos, como HTML, DJVU, Epub e PDF. O ideal é que você produza o seu ebook em PDF ou em Epub, pois, assim eles poderão ser lidos em qualquer dispositivo, já os outros que foram citados não apresentam essa mesma facilidade, os ebooks são parte vital das estratégias de marketing e diversas empresas.

Agora que você já entendeu o conceito, vou mostrar para vocês dicas de como você criar um ebook para vender, e tenho certeza que vocês vão gostar e tirar todas as dúvidas que vocês têm em relação a esse assunto. Então, vamos lá?!

1. Escolha um tema para abordar

A primeira coisa que você precisa fazer é decidir o assunto que você quer abordar em seu ebook. Pense nos conhecimentos que você tem e escolha um tema que, além de atrativo para as pessoas, seja algo que você consiga se aprofundar e abordar de maneira completa. Lembre-se de que as pessoas buscam as soluções para os seus problemas. Por isso, o seu produto precisa entregar exatamente as respostas que elas precisam. Caso, você tenha um blog, um canal no YouTube ou um perfil em qualquer outro canal de comunicação pode usar os materiais já compartilhados ali como base para o seu ebook. Eles podem servir como orientação ou como inspiração para sua escrita. Por mais que, inicialmente, você tenha vontade de escrever sobre vários temas, tente escolher um nicho segmentado. Normalmente, assuntos mais específicos têm menos concorrência e ainda permite que você com profundidade todas as suas particularidades.

defina o conteudo
defina o conteudo

2. Pesquisa aprofundada

Uma vez que o assunto foi definido, é hora de iniciar a pesquisa para construção do conteúdo. Se você se propôs a ensinar um assunto, seu material deve conter todas as informações possíveis acerca daquele tópico. Para isso, faça uma pesquisa minuciosa e reúna todas as informações relevantes para compor seu ebook. Descubra produtores que já exploram assuntos semelhantes e assegure-se de elabora um conteúdo ainda melhor e completo.

3. Conheça seu público-alvo

Pode parecer estranho, mas antes mesmo de escrever seu livro digital, você precisa conhecer o perfil do seu futuro leitor para criar um conteúdo alinhado às necessidades dessas pessoas. Esse tipo de informação também é importante na hora de escolher os melhores canais para divulgar seu ebook, afinal, você não quer perder tempo e desperdiçar esforços com pessoas que não tem interesse com o assunto que você aborda.

Ebook para ler em qualquer lugar
Ebook para ler em qualquer lugar

4. Estrutura do ebook

Depois de reunir muitas informações e realizar um outline, é hora de se organizar. Garanta que seu conteúdo esteja disposto de maneira clara e interessante para o leitor. Mesmo se tratando de um livro, evite grandes blocos de textos e utilize intertítulos e bullets como recurso para dividir os assuntos. A estrutura de um ebook deve conter:

  • Capa: com uma capa, seu ebook tem mais chance de atrair potenciais compradores;
  • Autor: aproveite para se apresentar brevemente a seus leitores;
  • Sumário: organize todas as sessões do ebook e exponha-as em um sumário indicando as páginas em que se encontram;
  • Introdução: apresente a proposta do ebook e exponha ao leitor o que ele aprenderá com o seu material;
  • Corpo: contém todos os capítulos e intertítulos do ebook;
  • Conclusão: desfecho do assunto principal;
  • Sobre: você pode incluir uma página no final do seu ebook contando mais sobre sua história ou de sua empresa e deixe alguns dados para contato, como e-mail e redes sociais.

Chegamos ao final desse post, e como vimos o ebook é apenas uma das possibilidades com as quais você pode trabalhar para vender produtos digitais. É também possível trabalhar com vídeos, audiobooks, podcasts e vários outros formatos. Se você sempre teve vontade de empreender e ganhar na internet, essa é uma excelente maneira de começar! Até breve!

Comentar