Como conseguir informações dos seus clientes

Ter informações sobre os seus clientes é o primeiro passo para uma estratégia bem sucedida dentro da empresa, sejam ações de marketing, criação de produtos ou outros. Para que tudo seja feito da maneira certa, é preciso basear-se em informações precisas.
Se você tem dúvidas em como coletar dados dos clientes sem parecer invasivo, continue me acompanhando, pois nesse post vou deixar dicas de você poderá fazer isso. Vamos lá!?

1. Ofereça materiais ricos em troca de informações

No marketing digital, chamamos de materiais ricos aquele conteúdo bem elaborado, mais conciso e que o cliente perceba maior valor (podem ser videoaulas, ebook, tutoriais mais aprofundados, entre outros). Esse tipo de material desperta curiosidade do cliente e, com isso, ele não se sente incomodado em dar os dados em troca de materiais. Na perspectiva dele, o conteúdo é gratuito e o que está acontecendo é uma verificação para saber se é uma pessoa de verdade baixando o ebook, por exemplo, ou uma máquina. Essa é uma ótima forma de coletar os dados sem parecer invasivo.

2. Faça perguntas e registre as respostas

Perguntar é método simples, barato e eficiente de obter informações sobre os clientes. Muitas empresas preferem supor e imaginar aquilo que se refere aos clientes ao invés de perguntar diretamente a ele. É preciso dar espaço para o cliente expressar suas opiniões e manifestar as suas preferências, e esse espaço pode ser construído através de uma simples pergunta. Porém, não basta somente perguntar, e preciso registrar as respostas.

Com o tempo, conforme mais e mais informações forem registradas, será possível efetuar uma boa análise de dados e extrair informações relevantes sobre os seus clientes, sobre o que eles enxergam o seu negócio, sobre aquilo que eles estão buscando.

Ofereça descontos
Ofereça descontos

3. Dê desconto para conseguir os dados dos clientes

O consumidor não vê problema em informar os seus dados pessoais em troca de descontos, conteúdos ricos ou qualquer vantagem que possa vir a ter. Essa é uma forma de conseguir as informações, sem parecer invasivo e permitindo que o próprio cliente faça o movimento de entregá-los. Nesse caso, você não precisa fazer um pedido direto. Basta colocar um cupom de desconto, ou uma lista de promoções, por exemplo, para pessoas cadastradas no seu banco de dados.

Quando farmácias, cartões de supermercados e de lojas cadastrando o seu CPF para dar descontos, além de muitas outras formas semelhantes. Trata-se se uma forma de coletar dados de clientes sem que você seja invasivo.

4. Mantenha os dados atualizados

Muitas empresas fazem o cadastramento de seus clientes, porém, com o passar dos meses e dos anos, esses dados ficam desatualizados, e se uma análise for feita, a conclusão pode ser deturpada, pois alguns dados possivelmente podem ter sido alterados. É interessante atualizar os dados dos seus clientes periodicamente. Isso deve ser feito de maneira sistêmica em um prazo definido pela empresa, conforme o tipo de negócio, mas também sempre que tem uma mudança for detectada. Uma dica importante: se possível, não apague os dados anteriores, pois eles podem ser úteis para analisar a evolução e a mudança no decorrer do tempo.

Informações na internet
Informações na internet

5. Considere a newsletter como uma opção

Outra coisa legal que pode ser feita, normalmente, para recolher o e-mail do seu público, é pedir para que eles assinem newsletter. Mas, para que isso aconteça, é preciso que o conteúdo do site esteja atraente o suficiente para o cliente receber notificações de coisas novas. Cupons promocionais, novos produtos, guias e listas de dicas são alguns exemplos do tipo de conteúdo que atrai a atenção das pessoas. Assim, é interessante investir nisso, além de colher dados da clientela, você ainda consegue atrair mais clientes.

Pronto, é isso aí galera! Chegamos ao final desse post, e espero que vocês tenham entendido, espero que vocês tenham tirado todas as dúvidas em relação a esse assunto, pois deixei tudo o mais explicado o possível para que outras dúvidas em como conseguir informações dos seus clientes não voltem a surgir. Ah, você deve lembrar sempre, tente ser o mais discreto (a) possível e não aja de forma invasiva, pois assim você vai acabar fazendo com que a pessoa não confie em você e não passe as informações que você deseja saber, então, seja cauteloso (a) e vá com calma! Espero também que vocês tenham gostado. Até breve!

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