Como abrir seu restaurante

Você gostaria de ter seu próprio negócio? Já pensou em tudo que é necessário para ter um restaurante de sucesso? Continue comigo que vou deixar abaixo um passo a passo de como montar um restaurante, para você começar já o planejamento do seu! Devido à correria do dia a dia, o mercado que está ganhando mais espaço são os restaurantes, seja ele com comida vendida em Self Service (serviço pelo qual o cliente escolhe a quantidade) ou em quentinha (quantidade já estabelecida). Quem trabalha distante de casa, não tem a oportunidade de ir em casa saborear uma deliciosa comida caseira devido ao transito, e o pouco tempo que é disponibilizado para elas se alimentarem, por isso, optam pelos restaurantes. Para começar o empreendimento é importante oferecer uma gama de variedade e proporcionar preços justos aos clientes. Levando em consideração a idéia de montar um restaurante, pode ser ter ideia de estar no caminho certo averiguando o que a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) informa a respeito do assunto:

Segunda ela, somente 25% dos restaurantes conseguem se manter após do 5° (quinto) ano de funcionamento. Confira a seguir, algumas dicas de sucesso de como montar um restaurante:

Pense no seu público alvo
Pense no seu público alvo

Como formar o planejamento para montar um restaurante

Similar a qualquer outro investimento, montar um restaurante requer muito esforço e dedicação, diferente dos outros, ele requer mais afeição, isso pode ser percebido através da questão do 5° (quinto) ano de funcionamento e de outros fatos que serão citados, são eles:

Boa escolha do local

Você já parou para perceber que sempre ao lado de um restaurante existe outro? Então, ambos estão atrás do mesmo público, por isso é necessário estar atento para o fluxo de pessoas no local, aonde pretende montar o seu restaurante. É preciso estar atento, pois no momento que escolhemos o local, automaticamente estaremos escolhendo o público alvo.

Público Alvo

A comida servida aos idosos difere daquele apreciadas por adolescentes e isso precisa estar em pauta na hora da escolha do menu do restaurante.

Local do Restaurante

Por exemplo, instalar um restaurante ao lado de uma escola que contenha 3.000 alunos, implica na escolha de um imóvel na qual caibam pelo menos 50 pessoas. É lógico que não se encontrará um espaço economicamente viável de se adquirir a fim de se comportar um número maior que 1.000 pessoas, por isso, têm que se atentar a esse critério para não causar uma situação desconfortável. Além disso a localização influencia diretamente na decoração do seu restaurante, em locais ensolarados não podemos esquecer de colocar toldos e coberturas para proteger o local e os clientes. Principalmente se este tiver área externa. Lembrando que o tamanho do imóvel influência na quantidade de funcionários.

Passos que deverem ser seguidos em qualquer tipo de restaurante

Perímetro: Estar atento ao público alvo e aos empreendimentos com foco similar ao seu, ajudará na hora de montar um restaurante.

Recursos Humanos: Assim como a comida deve ser adequado ao público, o serviço de atendimento também precisa estar antenado com forma com a qual irá interagir com os clientes.

Fornecimento: Logo no início é normal ter problemas com o fornecimento de materiais, por isso é recomendado fazer uma pesquisa minuciosa em buscas dos melhores fornecedores, prazos de entrega e qualidade são fundamentais. Precisamos analisar a quantidade de contatos, pois existem fornecedores que proporcionam uma quantidade grande de contato, e quando precisa nenhum deles funciona. É bom sempre ter na agenda, fornecedores que não precisam obrigatoriamente de grandes prazos de entrega, pois nunca se sabe quando precisará de um material de urgência.

Muito cuidado com a higiene
Muito cuidado com a higiene

Estrutura: É importantíssimo na hora de montar um restaurante, selecionar os equipamentos, precisamos levar em conta a apreciação do restaurante, pois nenhum cliente gosta de entrar em um estabelecimento que as cadeiras se quebrem fácil, ou que não se tenha ao menos um guardanapo. O gasto com fogão, geladeira, liquidificador e demais produtos deve ser colocados na ponta do lápis.

Higiene e imprescindível: Não é difícil ver restaurantes fechando por causa de péssimas condições de higiene na cozinha. Afinal, todo estabelecimento licenciado pode receber a visita de fiscais da ANVISA. A higiene deve ser levada em consideração desde o armazenamento dos alimentos até a forma que eles são servidos.

Como podemos observar, nesse post, para montar um restaurante é preciso investir além de dinheiro, muita dedicação, e investir muito tempo em planejamento prévio. Até breve!

Comentar